Divulgação / CMM
15/05/2024
Vereadores vão apresentar requerimento para conscientizar sobre uso de vagas especiais

O direito a usar uma vaga especial nos estacionamentos já é uma realidade para autistas. O acesso ao benefício, no entanto, não tem sido fácil devido à falta de conscientização de muitos motoristas.
Em conversa com os vereadores Fabio Kunii e Walmir Chaveiro, a psicóloga Melissa Tedeschi Veiga, que é mãe de uma criança autista, contou que encontra dificuldades para estacionar o carro em Mirassol, quando está com o filho, de seis anos. O problema acontece diariamente, principalmente em área escolar.
Buscando mais conscientização e fiscalização, os vereadores devem apresentar, na próxima semana, um requerimento discutindo o assunto. O foco será solicitar que o Executivo promova ações educativas para resolver o problema.
Carteirinha
As vagas especiais de deficientes podem ser acessadas nas áreas públicas e privadas, como escolas, comércios, órgãos públicos, supermercados, entre outros locais. Para ter direito, é necessário solicitar um cartão no Departamento de Trânsito e deixar visível no veículo.
Também existe a CITPEIA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), que foi aprovada por meio da Lei Romeo Mion. Com ela, fica mais fácil a identificação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, dispensando a apresentação do laudo médico.