Divulgação / CMM
19/05/2023
Vereadores participam de apresentação para iniciar individualização de hidrômetros no São Bernardo

Vereadores, representantes da Arsae e Prefeitura participaram ontem (18) de uma apresentação sobre o início dos trabalhos para instalar medidores individuais de água no São Bernardo. O plano de ação da Sanessol destacou como será todo o processo, que é uma reivindicação antiga de moradores dos prédios do CDHU.
Atualmente a maioria dos blocos dos predinhos possui hidrômetros coletivos para medir o consumo de água. Com isso, uma única fatura é gerada para todos os apartamentos, fazendo com que muitos moradores paguem pelo consumo de outros imóveis ou até fiquem sem água, nas situações de corte, pela falta de pagamento.
Durante a explicação, o diretor-geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, informou que a empresa iniciará encontros com as lideranças locais dos prédios, atendimentos itinerantes para atualização cadastral, regularização de dívidas e assinatura para início das obras. Cartilhas informativas também serão distribuídas aos moradores.
As informações foram acompanhadas pelo presidente da Câmara, João Paulo de Araújo, e os vereadores Caco Navarrete, Nando Nogueira e Walmir Chaveiro. Os vereadores também esclareceram dúvidas sobre o plano de ação.
Tarifa menor
A inscrição na tarifa social também será possível. Ao cumprir requisitos, em cadastro realizado no Departamento de Ação Social, os moradores considerados de baixa renda poderão pagar uma tarifa de consumo menor.
Valores da individualização
Conforme prevê a Lei Municipal nº 4.555/2022, os valores da instalação dos hidrômetros serão cobrados dos moradores, mas serão parcelados até cinco anos, diretamente na fatura de água. O custo total é de R$ 1.875, que terá desconto de 50%, caso o pagamento seja à vista.
Anos de reivindicação
A individualização é um pedido antigo dos moradores, que envolveu a atuação do Legislativo. Em 2015, um PL do vereador Walmir Chaveiro previa o fim das cobranças coletivas, mas foi vetado.
Nos anos seguintes, requerimentos, ofícios e novos projetos foram apresentados por vereadores, entre eles, Walmir Chaveiro, Vanderlei Pinatto, Julio Salomão e o ex-vereador Marcão Alves.
Em 2020, a Câmara aprovou e promulgou a Lei nº 4.310, do vereador Walmir, que obrigava a concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento a instalar hidrômetros individuais. Em abril do ano passado, após alterações em mais um projeto, o Executivo encaminhou PL à Câmara Municipal. A lei também foi aprovada e sancionada.

Comunicação / CMM e Sanessol