01/09/2021
Vereadores conhecem trabalho de cooperativa de recicladores de lixo em Penápolis

O presidente da Câmara, Caco Navarrete, e o vereador Julio Salomão visitaram ontem (31) a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo (Corpe), em Penápolis. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pelo grupo e trocar experiências para ajudar no processo de implantação de uma cooperativa em Mirassol.
Também acompanharam a visita à Corpe, o diretor do Departamento de Planeamento Urbano, José Odilon Paschoal, o diretor do Departamento de Ação Social, Eder Pinhabel, e Thiago Vecchi, que presta assessoria técnica e administrativa em cooperativas de 25 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em Mirassol, o local para a construção da cooperativa já está definido e será no bairro Nova Esperança.
A expectativa é que sejam beneficiadas inicialmente 25 famílias em Mirassol, com capacidade total de até 60. Após levantamento dos valores necessários para a obra e implantação da cooperativa, serão iniciados os trâmites para buscar recursos federais e também apoio de empresários locais.
Como é a Corpe
A cooperativa de Penápolis foi fundada em 2000 e possui atualmente 40 cooperados, que fazem a coleta seletiva em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep). Todo o trabalho gera uma renda mensal média de R$ 2.700.
A cidade também dispõe de nove ecopontos de apoio, 50 hortas comunitárias e um Centro de Educação Ambiental.