3a7baf7a-1502-4b67-9285-9c0d04a55281
24/11/2021
Vereadores aprovam programa preventivo de diabetes para crianças

Um trabalho para prevenir e diagnosticar o diabetes logo nos primeiros anos de vida poderá começar na rede municipal. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a criação do Programa de Prevenção ao Diabetes nas Creches e Escolas Públicas de Mirassol.
Os autores da proposta são os vereadores Nando Nogueira e Vanderlei Pinatto, que buscam a atuação conjunta dos setores da educação e saúde. O trabalho tem como objetivo identificar crianças pré-diabéticas ou que já tenham a doença para que sejam encaminhadas ao tratamento e à orientação de alimentação saudável.
Sendo sancionada pelo Executivo, a lei prevê a aplicação de um questionário aos pais ou responsáveis na matrícula do aluno. Serão colhidas informações sobre o histórico familiar de saúde, o consumo diário de água da criança, se houve perda de peso muito rápida ou ocorrência de tonturas, entre outras perguntas. De acordo com o resultado da avaliação inicial, a criança será encaminhada à rede municipal de saúde.