2018926_RequerimentoDecarteResíduos
26/09/2018
Requerimento propõe criação de campanha para descarte adequado de resíduos sólidos

Um dos requerimentos aprovados na 32ª Sessão Ordinária, na Câmara de Mirassol, propõe a realização de uma campanha sobre o descarte adequado de resíduos sólidos. O foco é orientar a população sobre quais locais podem receber restos de construções civis, lixos eletrônicos, vidros, lâmpadas, podas de árvores, entre outros.
Presente na pauta do dia 24, o Requerimento nº 250/2018, do vereador Pedro Palma Neto, destaca que alguns tipos de resíduos podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população. Por isso, solicita ao Executivo Municipal estudos para a criação de uma campanha de conscientização sobre o manuseio desses materiais e os possíveis pontos em que podem ser encaminhados.
Uma das preocupações é que o lixo acumulado pode servir de moradia para animais peçonhentos, aumentando o risco de acidentes. Além disso, quando descartados incorretamente, itens como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes podem liberar certas substâncias e contaminar o solo e o lençol freático. Outro ponto é a decomposição de outros materiais, a exemplo do plástico, vidro e metal, que demoram entre décadas a milhares de anos, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Comunicação – Câmara de Mirassol