17/08/2023
Reconhecimento do "Cordão de Girassol" reforça apoio a pessoas deficiências ocultas

O reconhecimento municipal ao Cordão de Girassol é um reforço positivo de apoio a pessoas com deficiências ocultas. A fita com a flor amarela ajuda a identificar mais rápido munícipes com diagnósticos que não são percebidos fisicamente.
Autismo, limitações intelectuais, surdez, diabetes, asmas, transtornos e fobias são alguns dos exemplos abrangidos pela lei. O uso não é obrigatório.
O Projeto de Lei nº 93/2023, de autoria da vereadora Cida Dias, destaca que estabelecimentos públicos e privados devem estar preparados para reconhecer o significado do cordão. O acessório, no entanto, não substitui a necessidade de apresentar documentos que comprovem a condição ou deficiência oculta.
Desde abril, também está vigente o Cordão Quebra-Cabeça. Neste caso, o uso ajuda a reconhecer pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).