Divulgação / CMM
26/07/2023
Painel e terminais digitais automatizam e modernizam as sessões legislativas

As sessões legislativas da Câmara de Mirassol estão mais modernas e digitais. A novidade foi testada pelos vereadores durante um mês e foi oficializada pouco antes do recesso legislativo.
Votações, visualização de projetos, requerimentos, pautas, registro de presença e inscrições nos debates orais agora podem ser feitos por terminais digitais. Cada vereador tem acesso a um tablet, que está posicionado na mesa, e que somente é desbloqueado com o uso de uma senha individual.
O terminal digital tem tecnologia touch screen, o que significa que é sensível ao toque na tela. Basta que os itens desejados sejam clicados para que as ações sejam executadas. Possuem ainda navegadores próprios, o que deixa o acesso aos documentos mais rápido.
Outra mudança é a contagem automática de tempo aos vereadores para as manifestações orais. Nos expedientes, explicações e discussão de proposituras, o cronômetro do painel central interrompe o uso do microfone quando o minuto adicional chega ao fim.