2018817_OfícioAtendimentoFunfarme2
17/08/2018
Ofício solicita informações sobre anúncio de interrupção de atendimentos pela Funfarme

A Câmara Municipal enviou esta semana um ofício para a Prefeitura de Mirassol questionando se tem conhecimento da interrupção de atendimentos primários e secundários prestados pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) – Hospital de Base. A entidade deixará de oferecer esses serviços aos moradores de Mirassol a partir do dia 1º de setembro.
No início do mês, o diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares, enviou um ofício à Câmara de Mirassol informando que a entidade deixará de oferecer os serviços de níveis primários e secundários aos moradores da cidade. No documento, Fares afirmou que a entidade é conveniada pela Secretaria de Estado da Saúde para prestar serviços terciários, ou seja, de alta complexidade, e os atendimentos de níveis primários e secundários são de responsabilidade exclusiva do Município.
Em razão dessa situação, o Ofício nº 209/2018, de autoria do vereador e presidente João Roberto Feres, questiona ao prefeito André Vieira se a Prefeitura também recebeu tal notificação. Também quer saber quais serão as possíveis providências que o Município pretende adotar para resolver a situação.
Entenda as divisões de serviços
A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é dividida em três níveis: primário, secundário e terciário. O primário realiza consultas, exames simples (como hemogramas) e procedimentos básicos (como curativos), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O secundário é organizado por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e pelas unidades de atendimento especializado ou de média complexidade. O serviço também deve atender a situações de urgência e emergência.
Já o nível terciário é definido por hospitais de grande porte, que são responsáveis por atender casos de alta complexidade. Nessa última divisão, há mais tecnologia e profissionais especializados para receber pacientes que não puderam ser tratados no nível secundário devido à maior complexidade.

Confira aqui o ofício enviado pela Funfarme.

Imprensa – Câmara de Mirassol