Obra da creche, no bairro Beija-Flor, teve início no dia 10 de novembro de 2017 / Reprodução TV Câmara
05/03/2020
Obra da creche no Parque das Flores continua parada

A mensagem na placa é clara: a obra teria início no dia 10 de novembro de 2017 e ficaria pronta em 360 dias, ou seja, menos de um ano depois. Estamos em 2020 e o prédio que era para abrigar uma creche no bairro Parque das Flores, em Mirassol, continua assim: inacabado.
Fomos até o local com o vereador Sergio Leiteiro, que constatou mais do que uma construção parada. “Parece que na hora de acabar a obra, abandonaram. Vemos o mato alto, infiltrações na obra e isso tudo vai acarretar mais gastos futuros na obra. Porque não se acabarmos essa obra logo e colocar para funcionar, infelizmente vamos só perder o que já foi feito”, diz o vereador.
O vereador Sergio é autor de um dos requerimentos enviados à Prefeitura cobrando uma previsão para a retomada dos serviços e entrega da obra. A resposta foi de que o Departamento de Educação já havia solicitado o aditamento de verba junto ao Fundo de Desenvolvimento da Educação. A data é de outubro do ano passado.
O vereador Beto Feres também havia tentado uma explicação, meses antes, em março do mesmo ano, e pedia os prazos e a garantia de que a creche seria entregue. “Isso já vem rolando há anos. Não se sabe o porquê dela (obra) ter sido abandonada quase em seu final e a população precisando de vagas nas creches. Pais têm que migrar de bairro a bairro e domiciliar na casa de parentes para aguardar uma vaga para os filhos”, conta Feres.
As obras paradas no Estado de São Paulo foram relacionadas em uma divulgação do Tribunal de Contas (TCE-SP). Mirassol aparece na relação com a reforma da Casa de Cultura e a construção da creche no Parque das Flores, que custou quase dois milhões de reais aos cofres públicos. O problema também já foi mostrado pela TV Tem de São José do Rio Preto, em uma matéria exibida no dia 15 de maio de 2019.
Pedimos uma posição da Prefeitura, mas até o fechamento da matéria não foi dado resposta. Para os vereadores, essas são, sem sombra de dúvidas, as prioridades da educação no município.
“Fala-se tanto dos nossos questionamentos em referência às verbas que estaríamos ‘retendo’, como foi dito, mas porque estamos analisando, se seria esse o investimento correto no momento. Para que construir parquinhos? Tenho certeza que todas as creches têm os seus parquinhos. Por que não reformar e usar a verba para outras necessidades?”, questiona o vereador Beto.