Semana foi proposta pelo vereador Ademir Massa e será trabalhada no mês de agosto / Reprodução TV Câmara
06/04/2020
Lei institui Semana de Proteção Animal

A assinatura é do dia 05 de março e a data para sediar a Semana Municipal da Proteção Animal só em agosto. No entanto, a notícia já é recebida com ótimos olhos.
O médico veterinário Danilo Marques deu entrevista à TV Câmara pela internet, em razão da pandemia do novo coronavírus, e ressaltou que informação, orientação e conscientização são boas práticas para desafogar o trabalho árduo de ongs e sociedade civil.
“São todas essas pessoas que cuidam, recolhem esses animais de rua e tentam fazer uma castração, cuidar dos doentes. Até tentam doar, mas esses animais muitas vezes acabam voltando para as ruas e, em um momento posterior, vão ficar doentes novamente. Então precisamos cuidar e conscientizar sobre o abandono. E também tendo um animal em sua casa, cuide dele. Não deixe esse animal se reproduzir indiscriminadamente e, se tiver condição de ajudar uma ong, ajude de alguma forma, seja financeira ou doando alimento, da forma que você puder”, destaca o veterinário Danilo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem hoje no Brasil cerca de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos. Ainda segundo a OMS, para cada grupo de 10 humanos, existe um cachorro abandonado.
A TV Câmara fez uma conta para ter uma ideia dessa realidade em Mirassol. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019, o município possui 59.824 habitantes, o que proporcionalmente representaria 5.900 cães. Supondo, ainda de acordo com a OMS, que um terço desse número seja de animais de rua, Mirassol teria um total de 1.900 animais vagando à própria sorte.
O projeto que se transformou na Lei Municipal nº 4.283, de 05 de março de 2020, foi de autoria do vereador Ademir Massa. O vereador conta que a proposta surgiu da demanda de vários munícipes e situações vivenciadas por ele mesmo.
“As pessoas ficam eufóricas para ter um animalzinho, mas depois o abandonam. E aí vemos que não tinham cuidado, não davam vacinas. Então construímos esse projeto para que venha ter uma semana para ensinar os proprietários a cuidarem de seus animais, conhecer as doenças, o tempo certo de vacinação, entre outras questões”, diz o vereador Ademir. Segundo a nova legislação, a data poderá ter atividades que abordem os temas de maus tratos por meio de palestras, depoimentos, debates, ações de informação, conscientização, prevenção e sensibilização.
A mirassolense Daniela Manzoni é apaixonada por animais e trabalha há anos no resgate e proteção de animais abandonados na ong PAMDA. Ela destaca que esse é um importante passo para mudar o olhar das pessoas e o zelo pelo bem-estar de cães e gatos.
“Eu espero que essa conscientização venha do berço até os mais idosos. É importante plantar a semente na cabecinha da criança, pois é ela que consegue levar isso (aprendizado) para dentro de casa, falando com seus pais, avós, amiguinhos, irmãos, vizinhos. Então, isso vai passando. Fiquei muito feliz com essa atitude e espero que essa conscientização não seja apenas no mês de agosto, mas o ano inteiro. Vamos fazer Mirassol também ser um exemplo na proteção animal”, destaca a protetora.

Assista à reportagem no Youtube: https://bit.ly/2xadELs

TV Câmara de Mirassol