Reprodução / Instituto Butantan
08/02/2022
LabMóvel analisa amostras de Covid-19 de Mirassol e outras seis cidades

Os mirassolenses já podem acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelo LabMóvel, o laboratório móvel do Instituto Butantan. A unidade, que permite a observação dos procedimentos através de uma janela de vidro, está instalada na Praça da Matriz, para as pesquisas que ajudarão no enfrentamento à Covid-19.
A vinda do LabMóvel teve iniciativa do vereador Julio Salomão, juntamente a tratativas da Prefeitura de Mirassol, por meio do Departamento de Saúde, com o Butantan. O vereador esteve presente na Praça da Matriz, na tarde de ontem (08), para conferir a unidade, que ficará com o serviço disponível das 8h às 17h.
Os municípios que recebem a unidade ficam responsáveis pelas coletas das amostras positivas em suas UBS’s e as encaminham para análise do laboratório. O LabMóvel está recebendo amostras positivas de moradores de Mirassol, Bady Bassitt, Bálsamo, Fernandópolis, Guapiaçu, Tanabi e Pindorama para a realização de exames. O objetivo é sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na região.
A estrutura do laboratório é composta por três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total é de R$ 3 milhões.