Visitas virtuais são opção para conversar com parentes internados em isolamento / Reprodução TV Câmara
26/05/2020
Iniciativa federal pode beneficiar milhares de brasileiros

Não poder ver nem se despedir de seus entes amados. Além da dor da ausência, quem perde um parente para a Covid 19, ainda tem que lidar com esse desafio difícil de ser compreendido.
A jornalista Silvana Andrade viu a mãe seguir para o hospital e acreditou que logo estaria tudo bem. Dona Maria Albani, de 93 anos, estava com o novo coronavírus, foi entubada e faleceu.
A filha, porém, conseguiu se despedir da mãe e dizer o que sentia através de uma ligação de vídeo. “Eu tive no dia 23 de abril a chance de falar com minha mãe sedada e entubada durante 15 minutos e pude dizer a ela tudo o que eu queria, o que vinha no meu coração. Agradecer isso é muito importante”, conta a jornalista Silvana.
A história dela inspirou o projeto de Lei Federal 2.136 de 2020, de autoria do deputado Célio Studart, que garante a todos os brasileiros o direito à visita virtual, através de videochamada, de familiares a pacientes com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas. A iniciativa ganhou o apoio da Câmara de Mirassol, que enviou uma Moção de Apoio à medida.
“Um projeto muito bom e interessante. Com certeza vamos apoiar e mandar a ideia para alguns deputados para ver se eles conseguem fazer alguma coisa nesse sentido”, diz o presidente da Câmara, Marcão Alves.
“É um gesto humanitário, que não pode ser negado aos familiares de um paciente que está internado em estado grave ou qualquer estado que os profissionais de saúde compreendam que pode sim haver esse tipo de intermédio de palavras, mensagens ou talvez de adeus”, conta o deputado Célio sobre os objetivos da lei.
Hoje, na maioria dos casos, os parentes são informados das mortes e acompanham um velório rápido com caixão lacrado. A falta de um adeus, porém, pode trazer muitos danos emocionais e psicológicos para quem fica, explica a psicóloga Jéssica Mazocatto.
“É importante saber ter e conseguir concretizar aquele processo de que a pessoa não está mais aqui. E sem poder dar esse adeus, não se fecha o ciclo e dificultam ainda mais os dias depois da ausência daquela pessoa”, explica a psicóloga Jéssica.
Na tentativa de amenizar esse tipo de dor, o Estado de Pernambuco já saiu na frente e criou o “Programa visita.com”, que garante tablets e roteadores wi-fi para possibilitar o contato entre pacientes e seus familiares. Ainda no mundo virtual está disponível um abaixo assinado para dar forças à extensão desse benefício a todos os brasileiros. “O uso da tecnologia nessa perspectiva seria muito bem-vindo”, completa a psicóloga Jéssica.
“Que seja votado em regime de urgência para aplicação além da Covid-19, mas a partir de agora a todos os pacientes em isolamento que precisam e terão direito humanitário para ver seus familiares virtualmente”, sugere a jornalista Silvana Andrade.

TV Câmara de Mirassol