12/07/2023
Evento inicia apresentação para implantar a Regionalização da Saúde da Macrorregião de Rio Preto

Aconteceu ontem (11) a Mesa de Abertura de Oficina de Regionalização da Saúde, no auditório da Famerp, em Rio Preto. O evento inicia um projeto de reorganização das unidades de saúde e de investimentos em todo o Estado de São Paulo.
O presidente da Câmara de Mirassol, João Paulo de Araújo, e o vereador Caco Navarrete acompanharam a apresentação do projeto, juntamente a autoridades e representantes políticos de toda a região. Entre eles, participaram do evento o diretor da DRS-XV, Guilherme Camargo, e o presidente do Hospital do Amor de Barretos, Henrique Prata.
A Mesa de Abertura foi composta pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e secretária de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem.
A Regionalização da Saúde é um projeto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e tem como objetivo diminuir as desigualdades entre as regiões. Com isso, a expectiva é aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, diminuir filas e reduzir a distância da população até o atendimento. O projeto prevê ainda a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades (AME) e hospitais estaduais para as necessidades regionais.
Macrorregião de Rio Preto
A Oficina da Regionalização da Saúde, em Rio Preto, é um evento realizado em dois dias. Ontem (11) foram apresentados painéis sobre o Projeto de Regionalização, realizadas reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e pontuação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Nesta quarta-feira (12), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.