Divulgação / CMM
18/11/2021
Em primeira reunião, IBGE anuncia 55 vagas de recenseador para Censo 2022

A Câmara de Mirassol recebeu ontem (17) a 1ª Reunião de Planejamento do Censo Demográfico 2022. Foram apresentadas as estratégias para o início e desenvolvimento do trabalho e os protocolos seguidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a coleta das informações.
O encontro foi conduzido por Flávia Falcão Li e Agnes Orlandeli, que representam o Instituto. O presidente da Casa, Caco Navarrete, e os vereadores Cida Dias, Fabio Kunii, João Paulo de Araújo e Walmir Chaveiro participaram da reunião. Também estiveram presentes o prefeito Edson Ermenegildo, o chefe de gabinete, Renato Scochi, e membros da Sanessol e do Departamento de Educação.
Contratação
Em Mirassol, são destinadas 55 vagas para o cargo de recenseador. O edital para o processo seletivo deverá ser publicado em dezembro. O trabalho é temporário: o treinamento terá início em fevereiro de 2022 e a coleta de informações acontecerá de junho a agosto. Mais informações serão divulgadas em breve.
Atraso no Censo
A atualização dos dados demográficos feita pelo IBGE acontece a cada 10 anos. No entanto, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o trabalho precisou ser suspenso e não foi executado no ano passado.
As informações registradas pelo IBGE não servem apenas para saber o número de habitantes de cada município. A partir desse e outros dados coletados com os moradores, é possível realizar o planejamento de políticas públicas, ações estratégicas, repasses financeiros do governo federal e investimentos pela iniciativa privada.