Grupo da comunidade surda mirassolense em visita à Câmara de Mirassol, no início do ano / CMM
26/04/2021
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Foi comemorado na última sexta-feira (24) o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data marca o reconhecimento à comunidade surda, promovendo e ampliando sua inclusão a partir do destaque às dificuldades pela socialização até o acesso ao mercado de trabalho.
A Libras é formada por gestos, sinais e expressões e possui um sistema com natureza visual-motora e estrutura gramatical própria. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva.
Recentemente, duas leis municipais foram aprovadas na Câmara de Mirassol, ambas de autoria do vereador Nando Nogueira. A Lei nº 4363/2021 institui o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais no Calendário Oficial de Mirassol, enquanto a Lei nº 4377/2021 prevê a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões do Legislativo. Este último aguarda a suspensão da lei federal que proíbe reajustes salariais e novas despesas durante a epidemia da Covid-19 para ser colocado em prática.
Comunidade mirassolense
Durante a 1ª Sessão Ordinária deste ano, um grupo da comunidade surda de Mirassol acompanhou os trabalhos legislativos com o apoio de dois intérpretes de libras. Nesse dia, o trabalho foi conduzido pelos profissionais da área Abner Natalin Garçon e Elizabeth Aparecida Ovídio da Silva.