Notícias
                    
                    
                                    
                                         Até o momento, foi observado que a transmissão do coronavírus é menos intensa que o vírus da gripe / Reprodução TV Câmara
                                        
                                        Até o momento, foi observado que a transmissão do coronavírus é menos intensa que o vírus da gripe / Reprodução TV Câmara
                                     
                        27/03/2020
                        
                        Conheça as formas de transmissão do coronavírus 
                        
                        As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer indivíduo que tenha contato próximo, cerca de 1 metro, com alguém com sintomas respiratórios corre risco de ser exposto à infecção.
É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos, como o sarampo, enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva
- espirro
- tosse
- catarro
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Fonte: Ministério da Saúde