Aprovação contou com a presença de membros do LEO e Lions Clube, que sugeriram a propositura
31/10/2019
Com projeto aprovado, Semana de Prevenção e Combate ao Diabetes terá palestras de conscientização

Será incluído no Calendário de Eventos Oficiais de Mirassol a “Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes”, no mês de novembro. A iniciativa tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a doença.
A proposta foi apresentada por meio do Projeto de Lei nº 113/2019, de autoria do presidente do Legislativo, Marcão Alves, e foi sugerida pelos associados do LEO Clube de Mirassol, com apoio do Lions Clube. A aprovação do documento aconteceu nesta semana, na terça-feira (29), durante 37ª Sessão Ordinária, e contou com a participação de membros do LEO e Lions Clube.
Durante a “Semana de Prevenção” serão ministradas palestras, entre os dias 11 e 18, em escolas estaduais de Mirassol, onde profissionais da saúde discutirão os tipos da doença, como pode ser prevenida, as possibilidades de tratamento e também as complicações à saúde, caso não seja controlada. O trabalho, coordenado pelo LEO e Lions Clube de Mirassol, será feito em parceria com o curso de Enfermagem da Uniterp, de São José do Rio Preto, que disponibilizará professores da graduação para abordar o tema aos jovens.
Segundo os organizadores da “Semana de Prevenção”, o presidente do LEO Clube de Mirassol, Gustavo Carmo Teixeira, e a conselheira do LEO Clube, Dulce Amêndola, o trabalho envolverá alunos dos ensinos fundamental II, médio e profissionalizante. Receberão as palestras as unidades EE Edmur Neves, EE Tufi Madi, EE Iria Barbieri, EE Genaro Domarco e Etec Prof. Matheus Leite de Abreu.
A doença
O mês de novembro foi escolhido em razão do dia 14 de novembro, que é considerada a data mundialmente de discussão sobre a doença. A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que existem mais de 13 milhões de pessoas convivendo com essa condição.
O diabetes é uma doença silenciosa provocada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio responsável pela regulação da glicose (açúcar) no sangue e seu desequilíbrio provoca o aumento da glicemia, podendo causar complicações ao coração, aos olhos, rins, nervos e às artérias.

Confira o cronograma da “Semana de Prevenção”

EE Edmur Neves, às 8h, 14h e 20h

EE Tufi Madi, às 8h, 14h e 20h