Outros reuniões poderão ser agendadas para ampliar a discussão
17/05/2019
Câmara realiza reunião para desburocratizar abertura de empresas

A Câmara de Mirassol promoveu na manhã de quinta-feira (15) uma reunião com contadores e representantes da Prefeitura para discutir algumas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores locais. A possibilidade de desburocratizar procedimentos e desmistificar principais erros de empresários estiveram no centro do debate.
O bate-papo foi mediado pelo presidente da Câmara, Marcão Alves, e servidores da Assessoria Jurídica do Legislativo. Durante a reunião, contadores de escritórios da cidade e servidores municipais dos departamentos jurídico, tributário e fiscal compartilharam as condições necessárias para a liberação de alvarás provisórios de empresas de baixo e alto risco, as exigências ambientais e de segurança, prazos, o funcionamento de sistemas administrativos e os erros comuns cometidos por empresários no momento de abrir ou regularizar suas empresas.
Como sugestões, os participantes abordaram a possibilidade de pequenas alterações na entrada de documentos e requerimentos a fim de acelerar os prazos e a criação de uma cartilha informativa com as principais dúvidas e erros de empreendedores. Estão previstas novas reuniões, que deverão envolver representantes de outros setores, como da Vigilância Sanitária, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e do Corpo de Bombeiros.
Uma situação relatada na reunião, que tem sido observada no município, é que empresas têm aguardado meses para abrir suas portas, mesmo quando já estão com toda a estrutura operacional pronta. A desburocratização e a ampliação de orientações são importantes para que as empresas já possam comercializar seus produtos e serviços, movimentando a economia de Mirassol.

Comunicação / Câmara de Mirassol