Audiência deu início à discussão para criar leis municipais de cuidados com animais
06/12/2019
Autoridades, voluntários e munícipes participam de audiência sobre políticas públicas para animais

Políticas públicas para animais. Esse foi o tema amplamente discutido na noite de ontem (05), durante a audiência pública promovida pela Câmara de Mirassol.
O compartilhamento de informações começou com o diretor do Departamento de Defesa Animal da Prefeitura de São Carlos, Fernando Siqueira Magnani, que explicou o funcionamento das quatro seções especiais da cidade: Canil e Gatil, Posto Zootécnico, Fiscalização de Maus-Tratos e Atendimento Veterinário e Parque Ecológico. Na sequência, o assessor parlamentar Jilverson de Moraes destacou a necessidade do interesse político e da sociedade para combater o abandono, os maus-tratos e o controle populacional dos animais.
Já a vereadora Laíde das Graças Simões, que está há cinco mandatos levando a bandeira da causa animal, contou que sua atuação começou antes mesmo de entrar para o Legislativo, como voluntária na década de 1980. Ela ainda reforçou as ações desenvolvidas atualmente em São Carlos e explicou que é preciso dar um primeiro passo com a criação de leis bem estruturadas e trabalho conjunto de Legislativo e Executivo.
Também participaram da discussão do tema, representantes das Ongs Pamda e Ampa, a diretora do Departamento de Educação, Celia Paiola, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Breno Viana de Paula, o sargento da Polícia Ambiental, Emerson Catarucci, o diretor da ETEC de Mirassol, Itamar Garcia e o presidente da OAB Mirassol Marcos Galves. Entre os vereadores, além do presidente da Câmara, Marcão Alves, estiveram presentes Ademir Massa, Beto Feres, Nardim Martinelli, Sergio Leiteiro e Walmir Chaveiro.
Como não foi possível comparecer devido a outro compromisso na agenda, o vereador Chandelly Protetor, de Votuporanga, gravou uma mensagem de apoio à discussão da audiência pública. No vídeo, ele destacou o desenvolvimento e a aplicação de uma lei municipal, que contribuiu para as ações aplicadas na cidade, além da inauguração de um Centro de Proteção à Vida Animal, no próximo dia 20.