Sergio Leiteiro foi um dos vereadores que cobrou a limpeza das áreas / Reprodução TV Câmara
20/07/2020
Após cobranças, terreno recebe limpeza no bairro São José

O terreno limpo mostrado na reportagem da TV Câmara nem sempre foi assim. No local, muita gente já jogou lixo e entulho causando desconforto e revolta aos moradores do São José, em Mirassol, e também aos alunos e professores de uma escola do bairro.
O problema foi levado aos vereadores, que cobraram providências. “Existe a lei que proíbe e até pune os munícipes que fazem esse tipo de descarte em local irregular. No entanto, a Prefeitura não está fazendo a parte dela, que pode ser fiscalizando esses terrenos e exigindo que o morador venha tomar conta do local que é dele”, destaca o vereador Sergio Leiteiro.
A data do requerimento do vereador Sergio Leiteiro é de 04 de novembro de 2019 e a solução somente veio oito meses depois. “Nossa cobrança é que a Prefeitura faça valer a lei que já existe. Nós não somos obrigados a conviver com certos vizinhos que não tomam conta de suas casas”, diz o vereador.
A 200 metros do local, na estrada municipal que começa na Rua Eduardo Angelino, ao lado da mesma escola, a população também joga todo tipo de lixo. Nas imagens captadas pela reportagem, é possível perceber que algo foi feito para melhorar a situação, tanto que dá até para acreditar que foi resolvido.
“Uma reivindicação muito grande da população naquela localização do bairro com referência à sujeira. Mesmo depois de ter sido fechado, nós observamos que a população continuou jogando lixo. Então estava faltando mesmo, da parte da Administração Pública, mais fiscalização”, afirma o vereador Beto Feres.
Feres já havia cobrado providências, por meio de requerimento, em 2017, e um ano depois foi a vez do vereador Ademir Massa fazer uma indicação. Mesmo assim, o problema parece não ter fim. Uma semana após de as imagens mostrando a estrada limpa foram gravadas, a situação se repetiu.
E não faltam placas de aviso pedindo que as pessoas não façam descarte no local. Indignado, o vereador Massa sugere uma solução. “O meu pedido foi que limpasse e colocasse caçamba para que ficasse mais higiênico o local, principalmente porque tem uma escola ali perto. Colocando uma caçamba, é exigido que a pessoa coloque o descarte na caçamba e a cada três dias ou uma vez por semana mande o caminhão para retirar tudo aquilo ali”, propõe o vereador.
Outro local que resultou em muitas reclamações aos vereadores é o ponto de apoio do bairro Regissol. “Ali é um local que está sendo constantemente alvo de reclamação da população pelo fato de não ter um acompanhamento no recolhimento do lixo, nem ter uma data certa. E sempre está tendo problema de acúmulo de lixo lá, infestação de mosquitos, ratos, baratas. Isso vem incomodando muito a população que vive naquela região de Mirassol. Inclusive pedimos que mudasse o ponto de apoio daquele local para não ficar dentro da cidade”, afirma Feres.

Assista também no Youtube: https://youtu.be/NVY9sk_UTu8

Reportagem TV Câmara