Projeto estadual que quer a proibição da caça a javalis é repudiado em requerimento

Publicado em: 08 de junho de 2018

Outro requerimento aprovado esta semana, na Câmara de Mirassol, repudia um projeto de lei estadual que impede a caça de javalis no Estado de São Paulo. Atualmente a caça é liberada.
O Projeto de Lei nº 299/2018, de autoria do deputado Roberto Tripoli, do Partido Verde, propõe que seja proibido o abate de javalis em todo o território do estado. Contudo, o Requerimento nº 145/2018, apresentado pelo vereador Daniel Sotto, lembra que a permissão da caça ao javali se deve à proliferação da espécie, que não pertence à fauna silvestre brasileira.
O requerimento destaca ainda que, como existe um desequilíbrio da população de javalis, há danos a plantações, áreas protegidas e animais de pequeno porte, risco de disseminação de doenças e até ataque a humanos. O requerimento foi aprovado na 18ª Sessão Ordinária, no dia 04.