Projeto de lei quer conscientizar e estimular a doação de órgãos entre vivos

Publicado em: 29 de novembro de 2017

Um projeto de lei propõe que os doadores de órgãos entre vivos tenham desconto em ingressos de casas de diversões. O desconto seria de 50%.
O documento de nº 101/2017 foi apresentado na última sessão ordinária, no dia 27, e é de autoria do vereador Daniel Sotto. Segundo o texto, são consideradas casas de diversões públicas os “estabelecimentos públicos ou particulares que apresentem espetáculos teatrais, musicais, circenses, exibição cinematográfica, cultural e desportiva, bem como as praças desportivas e similares, em que sejam realizados eventos culturais”.
O objetivo é tentar conscientizar e estimular a população sobre a importância da doação de órgãos. O projeto segue agora para estudo da Assessoria Jurídica e das Comissões.
A doação entre vivos somente é permitida envolvendo órgãos específicos, como rins, fígado, medula óssea e pulmão, e desde que não comprometa a saúde do doador. A perfeita compatibilidade também é imprescindível para a realização do procedimento.