Câmara e HB firmam parceria para oferecer mais exames de mamografia no Outubro Rosa

Publicado em: 03 de outubro de 2017

Uma parceria entre a Câmara de Mirassol e o Hospital de Base de Rio Preto oferecerá mais exames de mamografia durante este mês em prol da campanha Outubro Rosa. O objetivo da ação é diminuir a fila de mulheres que aguardam pelo exame na rede pública de saúde do município.
Os novos pedidos serão encaminhados ao Departamento de Saúde do Município, que organizará a demanda, inclusive a respeito dos exames já anteriormente solicitados. Para o mês de novembro, quando acontece a campanha Novembro Azul, o HB também disponibilizará exames de próstata.
A mamografia é um exame realizado por um equipamento chamado mamógrafo, que é capaz de emitir imagens de raio-X e identificar possíveis alterações. No Brasil, esse exame é indicado para mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos, como forma de rastreamento uma vez a cada dois anos.
A recomendação, que é dada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo ajudar a reduzir a mortalidade do câncer de mama, principalmente porque 80% dos casos da doença se manifestam após os 50 anos.
Entre os benefícios da realização do exame está a detecção precoce, o que permitirá, dependendo o caso, um tratamento menos agressivo. Além disso, as chances de cura aumentam, diminuindo as possibilidades de morte.
Luta contra o câncer de mama
O câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, chegando a 25% dos novos casos registrados no país. Se detectado ainda no início, as chances de cura podem chegar a 95%, dependendo do tipo da doença.
Por isso é tão importante prestar atenção a alguns sinais e sintomas do corpo. É preciso ficar em alerta ao identificar nódulos fixos, endurecidos e que não causam dor ao toque durante o autoexame das mamas. Observar o aspecto das mamas também é importante, como a presença de vermelhidão, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e ainda a saída espontânea de líquido dos mamilos.
Não há uma maneira específica de prevenir o câncer de mama, mas o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a inclusão de alguns fatores no dia a dia. São hábitos saudáveis importantes para o bem-estar de toda a saúde, como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, evitar o sobrepeso e obesidade, não consumir bebidas alcoólicas e amamentar.