Descarte de esgoto no córrego Fartura preocupa moradores e afeta o meio ambiente

Publicado em: 12 de setembro de 2017

Moradores denunciaram à Câmara de Mirassol que há esgoto sendo descartado na principal nascente do córrego Fartura. A área é perto dos fundos do bairro São José e ao lado de uma escola.
Além do mau cheiro, os transtornos se estendem aos danos ambientais. No local, que também é vizinho do Departamento Municipal de Agricultura, não é difícil encontrar acúmulo de lixo e entulhos que acabam empoçando a água da nascente e contribuindo para o desenvolvimento de larvas de mosquitos. O problema foi conferido de perto pelo vereador Sérgio Junior Henrique.
Entre as reclamações, está ainda o questionamento sobre a taxa cobrada na conta de água e esgoto. Os moradores querem saber se o valor taxado mensalmente nas faturas faz referência apenas às duas estações de tratamento em funcionamento ou às três que constam no contrato de concessão do município.
Isso porque, no contrato com a empresa concessionária do serviço de água e esgoto (Sanessol), consta a construção e manutenção de três estações de tratamento em Mirassol – Piedade, Fundão e Fartura. No entanto, a terceira unidade (Fartura) ainda não foi entregue.
A Câmara enviará um ofício relatando a situação e pedindo providências ao Ministério Público, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Prefeitura, Polícia Civil e Polícia Ambiental.