Inep divulga novas regras e datas para inscrições do Enem

Publicado em: 10 de abril de 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 estarão abertas durante o período de 08 a 19 de maio. O pagamento da taxa, que este ano sobe para R$ 82, deve ser feito até 24 do mesmo mês.

Uma das novidades é a realização do exame em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. A redação será agora aplicada no primeiro dia de prova juntamente aos testes de Linguagem, Ciências Humanas e Códigos e suas Tecnologias, tendo duração de 5h30. No segundo domingo, os alunos serão submetidos a questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemáticas e suas Tecnologias, devendo entregar os gabaritos em até 4h30. As notas estarão disponíveis a partir de 19 de janeiro de 2018.

Outra novidade é a personalização do caderno de questões, que virá com nome e número de inscrição do aluno. Junto a esse caderno, estará anexado o cartão de respostas. A mudança, segundo divulgado pelo Inep, tem como objetivo reforçar a segurança e evitar possíveis fraudes.

Isenção de taxa

Os estudantes de escolas públicas que estejam cursando o último ano do ensino médio estão isentos do pagamento da taxa. Participantes de baixa renda cadastrados no programa CadÚnico também têm direito a se inscrever gratuitamente.

Mais acessibilidade

Para este ano, em caráter experimental, o Inep irá oferecer um dispositivo de vídeo com as questões traduzidas em Libras para estudantes surdos ou deficientes auditivos. Aos participantes deficientes ou que apresentem outra condição especial, o requerimento de adicional de tempo deverá ser feito no ato da inscrição, e não mais na hora da prova.

Outro atendimento especial adicional é a possibilidade de o candidato indicar na inscrição “Outra Condição Específica”. Com esse novo campo, o aluno poderá solicitar um recurso necessário para a realização da prova, desde que sua condição esteja enquadrada no rol da Classificação Internacional de Doenças (CID).


Compartilhe essa notícia

WhatsApp

Cadastre-se e receba notícias em seu email